Apneia do sono

A apneia do sono é uma doença grave que bloqueia a função respiratória durante a noite. A respiração pode mesmo parar até dois minutos. Do grande número de pessoas que ressonam, apenas uma pequena percentagem tem apneia do sono. O individuo não se apercebe da paragem respiratória durante o sono. Durante o dia, notam maior cansaço e sonolência. Alguns chegam mesmo a adormecer ao volante de um carro! Pessoas com apneia do sono também se tornam mais irritáveis durante o dia. Por não descansarem o suficiente durante o sono, não têm energia suficiente para funcionar bem durante o dia.

Quais são as causas da apneia do sono?

Na apneia do sono, há uma breve obstrução das vias aéreas. Isto ocorre porque as vias aéreas são estreitas, possivelmente devido à obesidade ou uma doença hereditária. O recurso aos medicamentos para dormir também pode ser uma das causas. A ingestão de állcool antes de dormir também tem um efeito negativo sobre o ressonar. O álcool relaxa os músculos da garganta, tornando mais fácil para uma constrição de ocorrer.

Sintomas de apneia do sono

Os sintomas da apneia do sono são muitas vezes bastante gerais, tais como fadiga, perda de concentração e pressão arterial elevada. Uma vez que um individuo com apneia do sono não apresenta queixas durante o sono, é relativamente improvável que um médico atribua esses sintomas a esta doença. Muitas vezes, as pessoas com apneia do sono têm excesso de peso, o que também pode provocar uma pressão arterial elevada. A fadiga e perda de concentração pode também
ter outras causas, incluindo o stress. Se ressona e apresenta estas queixas, então recomendamo-lo a consultar um médico. A apneia não tratada pode ter consequências particularmente prejudiciais.

Tratamento da apneia do sono

Para tratar a apneia do sono é geralmente utilizado um equipamento “CPAP” (Continuous Positive Airway Pressure). Este equipamento liberta uma pequena quantidade de ar, de forma suave, nas vias aéreas, fazendo com que estas permaneçam desobstruídas. A apneia (e o ressonar) desaparece. Deve utilizar-se o equipamento de forma continuada para manter o efeito. Para além disso, para as pessoas com excesso de peso, deve ser aliada a este tratamento uma dieta rigorosa para diminuição dos sintomas.

Se suspeitar de apneia do sono, deve consultar um médico!