De acordo com a natureza, as mulheres não ressonam. Geralmente são os homens que incomodam as parceiras com o seu ruído do ressonar, durante a noite. Muitas mulheres estranham quando descobrem que começam a ressonar durante a gravidez. 40% das grávidas ressonam, especialmente no último trimestre. Porquê que a mulher começa a ressonar durante a gravidez? Será permanente?

Como é que o ressonar aparece durante a gravidez?

O ressonar é uma consequência da constrição das vias aéreas, provocada pelo relaxamento dos músculos da garganta e atrás da úvula ou através da dilatação dos tecidos devido ao aumento de peso ou ainda devido ao aumento da circulação vascular. Felizmente, o ressonar é reversível. Após a gravidez, os sintomas deverão desaparecer. Mesmo a tempo – esta é precisamente a fase em que mais precisa de dormir. No entanto, ressonar durante a gravidez, pode acarretar alguns riscos, nomeadamente, no aumento da pressão arterial e Pré-eclampsia. Durante a gravidez, estas complicações podem resultar em bebés mais pequenos, prematuros ou algumas complicações durante o parto. Estes riscos podem ser evitados com um tratamento eficaz do ressonar.

Como prevenir o ressonar?

Para reduzir ou prevenir o ressonar durante a gravidez, é importante controlar o aumento de peso. É perfeitamente normal que a mulher ganhe peso durante a gravidez, mas não é necessário que coma por dois. Quanto mais pesada ficar, maior a probabilidade de ressonar. Dormir de lado poderá também reduzir a possibilidade de ressonar. Para além disso, poderá optar por temporariamente por recorrer a um produto ou outra ajuda para prevenir o ressonar.

Deseja saber mais sobre o ressonar? Por favor, clique aqui!