Ficar acordado durante a noite devido ao ressonar do seu parceiro. Dormir num quarto separado ou o sofá. Para muitas famílias, esta é uma realidade diária. Geralmente, é o homem que afeta toda a família com o seu ressonar. Ele já terá experimentado vários métodos para parar de ressonar, uns mais eficazes do que outros. Mas se realmente quer parar de ressonar, deve alterar alguns hábitos no seu estilo de vida.

Como surge o ressonar?

O ressonar surge devido ao estreitamento da zona atrás da úvula ou na garganta, ou devido a uma obstrução na cavidade nasal. Com a idade, há uma maior probabilidade de começar a ressonar. O ressonar pode também surgir de um natural enfraquecimento dos músculos da cavidade da garganta ou alargamento das amígdalas e adenóides. Este último é muito frequente em crianças. Por fim, existem outras condições que podem provocar o ressonar, tal como fumar.

À medida que as vias aéreas vão ficando mais estreitas, ocorre vibração dos tecidos com a passagem do ar. Este efeito pode ser comparado ao efeito de um balão cheio de ar a esvaziar. Este efeito provoca um ruido desagradável que pode até afetar os vizinhos, sendo audível na rua. Naturalmente que deverá prevenir esta situação, se possível.

Fumar promove o ressonar

Um estilo de vida saudável pode ser uma solução para prevenir o ressonar. Fumar tem um efeito negativo nos tecidos da garganta, por exemplo. Provoca irritação das mucosas da garganta, levando ao seu estreitamento. Este estreitamento é a causa do ressonar. Para além disso, existem ainda outras condições que podem provocar o ressonar, tais como a obesidade e o álcool.

Quer saber mais sobre o ressonar? Por favor clique aqui!