O que é o ressonar?

O ressonar é um problema que pode ser bastante desconfortável, especialmente para o parceiro, que não consegue dormir convenientemente devido ao ruido provocado pelo parceiro. Em muitos casos, os casais optam por dormir separados. Esta solução está longe de ser desejável, no entanto torna-se a única que garante uma boa noite de sono ao parceiro de quem ressona.

Quais são as causas do ressonar?

O som resultate do ressonar, durante o sono pode ser tão alto que afeta o parceiro, ou até mesmo os vizinhos. Este ruido resulta de um estreitamente das vias aéreas geralmente atrás da
úvula ou na cavidade da garganta diretamente atrás da língua. Uma cavidade nasal estreita também pode provocar ruído.

Exitem várias circunstâncias que podem agravar o ressonar: dormir de barriga para cima, fumar, abesidade, ingestão de álcool e determinados medicamentos podem agravar o ressonar. O relaxamento dos músculos associados à idade avançada ou fatiga podem também levar a ressonar.

O ressonar pode ainda ter uma causa médica tal como ter um palato mole e úvula, demasiado suaves ou hipertrofia de amígdalas ou adenóides.

É possivel parar de ressonar?

Recentemente, têm chegado ao Mercado várias substâncias eu têm como objectivo a prevenção do ressonar. Sprays, pensos e aparelhos ortodônticos… uma grande variedade de soluções de curta duração. Contudo, estas substâncias pode ser eficazes. Certifique-se de que foram clinicamente testadas. É igualmente importante que se certifica que a aplicação é feita correctamente como é caso deste spray anti-ressonar. Estas substâncias têm como objetivo garantir que o parceiro tem um sono mais descansado possível. Na maioria dos casos, o ressonar não desaparecer totalmente, mas o ruido torna-se mais tolerável. Tem alguma suspeita de apneia do sono? Neste caso, consulte sempre um especialista.