luchtwegen
A origem do ressonar está num estreitamento das vias aéreas que ocorre durante o sono. Devido a este fator,
o individuo produz um ruído que incomoda quem está à sua volta, até mesmo os vizinhos, mas não o próprio!

Como ocorre o ressonar?

O ressonar geralmente resulta de um estreitamento da úvula ou da cavidade imediatamente atrás da garganta. Por vezes, a cavidade nasal também é estreita. Desta forma, com a respiração, o ar atravessa uma passagem muito estreita, provocando uma vibração das estruturas que produzem o ruído. A constrição das vias aéreas pode ser congénita, mas existem outras circunstâncias podem também causar rossonar. A obesidade, certos medicamentos, álcool, tabagismo e azia frequente podem promover o
estreitamento das vias de passagem do ar. Existem ainda outras causas médicas, como pólipos, alergias, a apneia do sono ou frio.

Apneia do sono

A apneia do sono ou síndroma da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é uma condição clinica que pode ocorrer nos indivíduos que ressonam. Nestes casos, a cavidade da garganta é tão estreita que bloqueia completamente a passagem do ar, ocorrendo uma obstrução da via aérea superior que pode prolongar-se por mais de 30 segundos. Contudo, a pessoa não pode sufocar. O cérebro emite um sinal de alerta que altera o padrão do sono, passando de um sono mais profundo, para um sono mais superficial.

Se estes episódios se repetirem mais do que 5 vezes por hora, cada noite e se se manifestarem sintomas de fadiga e sonolência durante o dia, sem motivo aparente, então pode ser considerado uma apneia. A qualidade do sono é menor. Este facto pode causar problemas durante o dia, porque a pessoa encontra-se extremamente cansada durante o dia e podendo mesmo, adormecer involuntariamente em momentos aleatórios. Como o cérebro emite sinais de emergência, ocorre uma alteração da pressão arterial. Esta alteração pode ainda levar ao aumento da pressão arterial. Pessoas com apneia do sono têm problemas em recuperar a energia durante a noite. Por esta razão, a esperança de vida de uma pessoa com apneia do sono é inferior. Tem suspeita de apneia do sono? Consulte um médico!